Banner

Banner

8 de abril de 2014

Orientação - Rosa dos Ventos

Turma do 3º Ano aprendendo a se orientar pelo sol e pela Rosa dos Ventos











Rosa dos ventos é formada por 4 pontos cardeais:  Norte (N), Sul (S),  Leste (L) ou Oriente e Oeste (O) ou Ocidente.
Há também 4 pontos colaterais:  Nordeste (NE), Sudeste (SE), Noroeste (NO) e Sudoeste (SO).
Os 8 pontos subcolaterais são: Nor-nordeste, Lés-nordeste, Lés-Sudeste, Sul-Sudeste, Sul-Sudoeste, Oés-Sudoeste, Oés-Noroeste e Nor-Noroeste.

A rosa-dos-ventos apareceu nas cartas e mapas a partir do século XIV, quando fez a sua primeira aparição nas cartas portulanos. O termo "rosa" vem da semelhança dos pontos cardeais da bússola com as pétalas desta flor. Originalmente a bússola era usada para indicar as direcções dos ventos,  mas os trinta e dois pontos da bússola são originários das direcções dos oito ventos principais, dos oito ventos secundários e dos dezasseis ventos complementares.
Na Idade Média, os ventos tinham nomes geralmente iguais aos dos países mediterrânicos, onde  passavam,  como tramontana (N), greco (NE), levante (E), siroco(SE), ostro (S), libeccio (SW), ponente (W) e maestro (NW). Nas cartas portulanos pode-se ver as iniciais destes ventos na ponta das "pétalas" como T, G, L, S, O, L, P, e M.
Os trinta e dois pontos são as divisões das direcções dos quatro ventos (os chineses dividiram a bússola em doze direcções principais baseadas nos signos do Zodíaco). Uma das primeiras coisas que os aprendizes de marinheiro ocidentais tinham de fazer era dizer todos os nomes dos pontos cardeais. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário